Uma Receita por Dia!

  • 2ª Feira: Entradas e Acepipes
  • 3ª Feira: Sopas
  • 4ª Feira: Peixe
  • 5ª Feira: Carne
  • 6ª Feira: Sobremesas
  • Sábado: Pastelaria
  • Domingo: Dicas Várias

terça-feira, 8 de junho de 2010

As Técnicas de Cozinha!


Para quem está agora a começar, há técnicas a apurar e a saber aplicar!
ALOURAR:
Esta técnica consiste em cozinhar sob acção directa dum calor forte. Desta forma, a carne fica mais suculenta, se não deixar aquecer em demasia. Deve começar-se por uma temperatura elevada, reduzindo gradualmente para lume brando, virando os alimentos para que dourem, sem queimar!
BRANQUEAR:
Os alimentos são escaldados ou mergulhados durante pouco tempo em água a ferver e depois passados por água fria. Desta forma, as substâncias nutritivas permanecem inalteradas.
COZER:
É o conceito genérico da preparação dos alimentos. E também designa o método culinário em que os alimentos são mergulhados em muito líquido e cozinhados a uma temperatura elevada.
COZER A VAPOR:
É um processo indicado para legumes, batatas, peixe e legumes. Os alimentos encontram-se suspensos num cesto de rede colocado sobre a água, mantendo assim o sabor e a forma. Para se cozer a vapor, enche-se uma panela com um pouco de água e põe-se a ferver; dentro da panela (suspenso) coloca-se um cesto de rede com os alimentos, reduz-se a temperatura e tapa-se muito bem.
ESCALFAR:
É o processo de cozer um alimento durante um breve período de tempo num líquido abaixo do ponto de ebulição.
ESTUFAR:
Cozinhas os alimentos nos seus próprios sucos, acrescentando apenas um pouco de líquido, e deixando-se cozinhas com o recipiente fechado.
FRITAR:
Mergulhar os alimentos num recipiente com gordura aquecida a temperaturas elevadas.

1 comentário:

  1. Gostei tambem desse teu blog, um espaço para as artes culinarias!

    ResponderEliminar